Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de junho de 2018

Dário Monteiro vai treinar os sub-23 da Académica de Portugal

O ex-internacional e treinador moçambicano, Dário Monteiro, foi anunciado como o novo treinador dos sub-23 da Académica de Coimbra, clube portugues que o goleador representou de 1996 a 2003.
Dário-golo, como é carinhosamente tratado na casa onde chegou a ser capitão, abraça um projecto no qual se pretende relançar a turma estudantil à fina flor do futebol português.
Refira-se que Dário Monteiro, agora com 41 anos, havia partido para estágio no clube luso Portimonense, logo após abandonar o comando técnico do Desportivo de Maputo, em Abril passado.

Cef explica os porquês da música moçambicana não tocar em Angola

Numa entrevista concedida ao canal de televisão moçambicano, TV Sucesso, o cantor angolano Cef explicou as razões da música moçambicana não passar no país do Semba (Angola).“Para a tua música tocar, tu tens que promover. O que acontece é que as televisões angolanas as vezes não recebem emails dos músicos moçambicanos a mandarem vídeos e nós mandamos emails com os nossos vídeos”, afirmou Cef.

Segundo Cef, Angola nunca esteve de portas fechadas para a música moçambicana, “Nunca estivemos com portas fechadas, se vai o cabo-verdiano, se vai um santomense, vai moçambicano. O mercado angolano sempre foi aberto porque toca brasileiro, toca americano até nigeriano”.

Por fim, Cef deixou um aconselho aos músicos moçambicanos “Eu acho que os artistas devem ir mais à Angola promover, irem fazer txilários , ir aos programas, assim como nós viemos aqui e fazemos programas de televisão. É bué importante isso, só assim as coisas vão fluir porque só estando aqui não funciona”.

domingo, 24 de junho de 2018

Estudantes Moçambicanos Premiados Nos Estados Unidos

Quinze estudantes da Willow International School, em representação de Moçambique, conquistou duas medalhas de ouro, uma prata e quatro de bronze nas Olimpíadas de Genius, em Oswego, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, que decorreram recentemente naquele país de 11 a 16 de Junho do ano corrente.

Nesta edição, que contou com a participação de 70 países, os moçambicanos Sunny Gaddam e Germano Maússe, vencedores de duas medalhas de ouro, convenceram o corpo de jurado com a apresentação de um projecto de filtração de água a partir de esferovite.

“Com este projecto resolvemos dois problemas: reduzimos as quantidades de esferovite na terra e, por conseguinte, o risco de contracção de doenças, como o cancro, e ainda usamos esta mesma substância para purificar a água”, explicou Sunny Gaddam.

Muhammad Iqbal Issufo e Ilke Cabral amealharam medalhas de ouro e prata, respectivamente, com a apresentação de projectos de arte contra a poluição que, através de imagens, levam as pessoas a reflectirem sobre os impactos ambientais negativos de algumas acções humanas.

Os estudantes que frequentam o nível médio nas duas escolas da Willow International School, das cidades de Maputo e Matola, dizem ter conseguido convencer o corpo do jurado com os seus projectos, visto que podem contribuir para o desenvolvimento do país e de outras nações em desenvolvimento, cuja população não tem acesso a muitos recursos.

A Olimpíada Genius é uma competição internacional de projectos de escolas secundárias sobre questões ambientais organizada na Universidade de Nova Iorque, em Oswego. Está dividida em cinco categorias: ciências, artes visuais e performáticas, negócios, escrita e robótica.

Além da troca de experiências e de conhecimento entre estudantes de cerca de 70 países, a competição também premeia os melhores trabalhos com troféus, bolsas de estudo e vagas para estudar na Universidade do Estado de Nova Iorque.

sábado, 23 de junho de 2018

Mr Bow: ” ter sucesso a cantar em changana foi um sonho difícil de realizar”

Depois do sucesso alcançado, Mr Bow diz ter valido a pena a luta e partilha os loiros com todos os que o acolheram no início da jornada, casos de Olíver Style
Depois do sucesso alcançado, Mr Bow diz ter valido a pena a luta e partilha os loiros com todos os que o acolheram no início da jornada, casos de Olíver Style

O músico decidiu celebrar o sucesso da sua carreira lembrando o esforço que teve que empreender no início da carreira até sua música cantada em changana conseguir granjear simpatia e apreciação popular numa altura em que esta era preterida em favor das cantadas em  português.

“Meu primeiro álbum com o título <<MEU SONHO>>. Era um sonho poder ser ouvido, graças à Deus esse sonho tornou-se em realidade. Vários desafios durante a caminhada, mas nunca a desistência! Foi um grande desafio para mim poder conquistar um espaço e ser valorizado cantando em changana, minha língua materna”, lembrou.

Depois do sucesso alcançado, Mr Bow diz ter valido a pena a luta e partilha os loiros com todos os que o acolheram no início da jornada, casos de Olíver Style, Tabasilly, e Mr Dino.

“Hoje consigo sentir o efeito do meu investimento vendo todo meu pais a vibrar, cantando e se esforçando para perceber [a minha língua]. É uma honra enorme para mim, ouvir quase 70/% dos artistas nacionais com sucesso, cantando em changana (…), e ainda mais, vejo muitos novos talentos inspirando-se nesta língua e ritmo, ritmo este que se identifica pela mensagem educativa, intervindo positivamente na solução de vários problemas que o meu país enfrenta”, disse.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Festival de Hip-Hop Punhos no Ar volta ao Franco Moçambicano

O Centro Cultural Franco-Moçambicano foi mais uma vez o local escolhido para acolher este evento.

O  festival nacional de hip-hop, denominado Punhos no Ar, já tem data marcada. A organização do evento revelou em primeira mão que a semelhança do ano passado (2017) para o presente ano foi escolhido novamente o mês de Agosto, concretamente dia 04, Sábado, no Centro Cultural Franco Moçambicano.

Segundo a organização, a 2ª edição do Festival de Hip-Hop Punhos no Ar (FH2PA), juntou artistas do Sul (Maputo), Centro (Beira, Chimoio, Tete e Quelimane) e Norte do país (Nampula e Lichinga), num total de 07 cidades, algo inédito no nosso panorama musical, superando a sua própria marca da 1ª edição, que envolveu cinco cidades e a pergunta que não se quer calar é o que se espera desta 3ª edição.

Novo Talento de Voz Incrivel que Brotou do Desafio Total

Nelcitah, é um novo talento que brotou da segunda edição do Reality Show denominado Desafio Total em 2014 como representante da Terra de Boa Gente/província de Inhambane onde permaneceu por 5 semanas com o nome de "Nelsa Maria". Após a sua saída da academia voltou a sua província onde foi acolhida pelo cantor, compositor, produtor e promotor de eventos Djass Pro no Akaya Studio, quem por sua vez produziu a música intitulada "Por ser menina (Ti tombi). E no mesmo estúdio reencontrou o seu amigo de infância que já não via há anos, o produtor IP Spider Brain quem se encarregou de produzir o resto das faixas.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Fotógrafo moçambicano participa da Residência Artística em Cabo Verde

O fotógrafo moçambicano, Edilson Tomás, vai representar Moçambique, entre os dias 20 de Junho a 4 de Julho, no evento Residência Artística Catchupa Factory – Novos Fotógrafos 2018, em Mindelo, Cabo Verde.

A participação do fotógrafo, neste evento, insere-se na sequência do concurso público, dirigido a fotógrafos e artistas emergentes de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, segundo comunicado da sua agência.  

A paixão pela fotografia surgiu em 2011, por mera curiosidade, segundo Edilson Tomás, mas começa a levar o trabalho profissionalmente quando se apercebe que através da fotografia poderia eternizar momentos.

Com sete anos de carreira, conseguiu feitos como terceira posição no concurso da ONU Mulher, sob o tema “Empoderamento Económico das Mulheres”, em 2017. Menção honrosa no concurso da Minerva, com o tema “Mulheres invisíveis”, em 2016. Autor das melhores fotografias da exposição bienal organizada pela TDM (Telecomunicações De Moçambique), em 2015.   

Residência Artística Catchupa Factory – Novos Fotógrafos 2018, é uma iniciativa que funciona como plataforma de incentivo à criação artística, divulgação dos fotógrafos e artistas dos PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa) a nível internacional.

Fonte: O País

terça-feira, 19 de junho de 2018

Cantor, Modelo YouTuber brasileiro Wallace Robyn envolvido num escândalo

É com muita tristeza que a plantaforma MultiCulturaMoz tem vindo a verificar artistas e YouTubers a usarem os nomes dos cantores moçambicanos para promoção das suas músicas e seus canais do YouTube, queremos denunciar e reprovar esses actos.
Todas as musicas oficiais dos artistas estão e sempre estarão em primeira mão nas páginas oficiais do Facebook, YouTube e Instagram.

Hoje a página MultiCulturaMoz foi notificada de mais uma usurpação de identidade dos artistas Gerson Mariano, Messias Maricoa e Boy Teddy tambem o uso indevido das músicas do Gerson Mariano pelo suposto Wallace Robyn. Será que o suposto canal do YouTube é mesmo do cantor, modelo e youtuber brasileiro Wallace Roby que esteve no ano passado em Moçambique (Maputo) para um show acompanhado do brasileiro Dj Cabeção?

Agora, resta saber se o autor dessas músicas (Gerson Mariano) junto dos artistas envolvidos sabem o que está acontecer.

De realçar que o artista Gerson Mariano lançou recentemente o seu EP em formato físico (CD) disponível para o público.
As únicas músicas disponíveis do artista são:
• Tá Me Doer ft. Nexley Jr (Guetto Zouk 2015)
• Tu És Pra Mim ft. Nadya (Kizomba 2016)
• Em Quando Eu Viver ft. Ayton Sacur (Guetto Zouk 2017)
• Na Mãe Dele ft. Nexley (Kizomba 2017)
• É Homem (Guetto Zouk 2018)

A cantora Filomena Marico deixa os internautas curisos ao partilhar uma fotografia onde aparece no meio dos seios irmãos

A conceituada cantora moçambicano que foi eleita a MELHOR ARTISTA FEMININA 2018 pelo Mozambique Internet Music Awards (MIMA) que lançou o vídeo "Dor De Cotovelo" no dia 4 de Fevereiro deste ano em colaboração do seu irmão Messias Maricoa onde o mesmo atingiu 1 000 000 de visualizações em menos de 2 meses, no dia 10 deste mês voltou a partilhar uma fotografia no seu Instagram e sua conta do Facebook onde aparece no meio dos seus irmãos. Será essa uma forma de nos alertar que vem aí mais um sucesso dos "Irmãos Marico"?

O atleta moçambicano Castro Barreira José faz história na China ao conquistar lugares de pódio em todas categorias das competições em que ele participou

Nosso atleta fisiculturista Castro Barreira José ou simplesmente Cazé, 18 dias após a conquista do 3º no "China Sport Show Fearless 2018" em Shangai e o 1º Lugar no "Xuzhou Branch of the Goldentimes BodyBuilding Grand Prix 2018" pela categoria "Men's Physique" dispudado na cidade de Xuzhou (China), trouxe para nós orgulhosamente neste domingo o 2º lugar no "Joe Weider's Olympia Amateur 2018" pela categoria Mens Physique (a mesma categoria na qual conquistou o 1° lugar no torneio "Xuzhou Branch Of  The Goldentimes Bodybuilding Grand Prix 2018" no fim do mês passado) decorrido na cidade de Pequim (China).

Importa lembrar que o nosso atleta de fisiculturismo, é o Primeiro Moçambicano a ser WBFF Profissional que já conquistou títulos como:

• 1º Colocado no WBFF Pro Card 2017
• 1º Colocado no The 7º SANYA International Bodybuilding and Fitness 2017 (China)
• 2º Colocado no 14º Super Series, Goldentimes Bodybuilding Grand Prix 2017 (China)
• 1º Colocado no WBFF South Africa 2016 (Estatuto Profissional de Fitness)
• 4º Colocado no Arnold Classic Africa 2016

Este é o resultado de um trabalho árduo e muita dedicação, assim como este marco vem para  motivar à todos os praticantes deste desporto e simpatizantes da saúde física.

Cazé, a página MultiCulturaMoz parabeniza-te por levar a nossa bandeira além fronteiras. Moçambique está orgulhoso por ver que você e os outros atletas fisiculturistas como: Bruno Saraiva, Proof Finga e Miguel Capoeira Show a levarem a nossa bandeira para além das nossas fronteiras e além do nosso continente.

sábado, 16 de junho de 2018

Wazimbo e Banda Kakana abrem portas para Digressão Internacional

O músico Wazimbo e a Banda Kakana abrem portas para uma digressão internacional que levará a marrabenta para Canadá, Inglatera, Portugal e África do Sul.

A tournée surge da iniciativa de Wazimbo, quando decidiu voltar aos palcos internacionais, de divulgar a música popular moçambicana, em particular a marrabenta. Wazimbo fez uma digressão para Canadá, Portugal e Brasil, onde deixou marcas que não passaram despercebidas.

“No fim da digressão ficou claro em mim que era preciso apresentar um novo CD, e eu queria um cd que fosse para “Arrebentar”, um CD “maningue nice” no dizer moçambicano, a fim de partilhar uma história musical de Moçambique, unindo gerações e, apresenta-la ao público além-fronteiras”, disse Wazimbo.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

BIFE: A RRPL junto do CEO Fly Skwad estão apagar os comentários que favorecem o gladiador moçambicano Sugaya

É desde ontem que está disponível a primeira batalha do REPÓDROMO e RRPL. O clássico do confronto que opôs moçambicanos e angolanos pela 3°vez onde quem decide quem venceu nos comentários lá no YouTube são os internautas de vários pontos do mundo.

Dizer que:
O gladiador angolano Brazzha e o gladiador moçambicano Sugaya foram os responsáveis por dar o pontapé de saída para a terceira edição da batalha Moçambique VS Angola “Rapodromo VS RRPL“, que realizou-se neste sábado (2) no Parque Marginal.

Haviam muitas dúvidas quanto a essa batalha, pelo simples facto dos nomes dos dois gladiadores serem pouco conhecidos, mas eles mostraram que não foram escolhidos pela organização por acaso.

Brazzha foi o primeiro a pegar o microfone para mostrar o seu potencial e “cuspir seu fogo” contra o adversário, tendo mostrado durante toda batalha que fez o dever de casa e pesquisou muito bem sobre a “Terra de Samora”.

Por sua vez, Sugaya teve direito a palavra e começou a disparar com freestyle respondendo as barras do seu oponente e depois partiu para o que havia escrito para queima-lo, como se tivesse sugado o seu fogo para voltar a cuspir com mais intensidade.

Hoje acordou-se com cheio de reclamações na maior rede social do mundo (Facebook) feitas desde ontem a noite pelos internautas moçambicanos reclamando pelo facto da organização da RRPL estar a apagar os comentários que favorecem o gladiador moçambicano Sugaya e alguns não conseguem comentar (será que foram bloqueados algo assim?) no vídeo da batalha disponibilizado no canal do YouTube da RRPL. Além disso, dizem eles que
há certos angolanos que se disfarçam de moçambicanos dizendo que viram a batalha de perto e que Sugaya perdeu só para convecer as pessoas que acessam a batalha e quando entram no perfis dos mesmos nota-se claramente que são de Lobito, Cuacuaco, Luanda e.t.c.

Constatou-se também que o rapper da RRPL  Punchilinero que perdeu no ano passado com Epaitxoss One, na sua conta de Facebook "Cristiano Konde" estar a promover uma campanha contra ti o gladiador moçambicano a mandar chiou de bocas, e a influenciar os seus conterrâneos.

BIFE: "Dzucuteiros VS Duas Caras" Foi no programa "+ JOVEM" apresentado pelo Jorge Ribeiro onde tudo começou

Se a memória não me engana o programa + JOVEM apresentado pelo esposo da cantora Miss Didy (Jorge Ribeiro), ia ao ar nas sextas-feiras na Televisão de Moçambique  (TV///).

No programa televisivo + Jovem os ânimos estavam altos com Dzucuteiros dissidentes do Hip Hop e "fiéis ao jogo”, em rota de colisão. Não sei se é legítimo eu dizer fiéis, porqe na verdade era uma data de Dzucuteiros versus Duas Caras. Mas não vi o programa por inteiro naquele ano, então não sei se Duas tinha reforço.
O que pude perceber é que a G-Pro representada por Cara Cara tinha de explicar o conteúdo da faixa DzucuPandza que andava a rodar pelas rádios e por sinal estava “criar polémica”.
Lá Duas explicou que a cancão não estava direccionada a ninguém em particular, mas sim as rádios, que não estavam a dar lugar à diversidade musical e tudo isso. N Star fez ver que não gostou, não da música em si mas do tratamento (musiqinha) que o estilo que ele ajudou a criar (disse que foi ele quem deu o nome Dezucuta) foi dado por 100 Paus e Duas em DzucuPandza. Depois disso pegou no microfone e interpretou o tema de resposta (que conta com a participação de Denny OG, que esteve ausente).
Depois foi a vez de Duas que mandou logo de início: “Mega Jr. fora, X Ray fora...” e na segunda estrofe “...niggas fazem Dzucuta p’ra por comida na mesa”. wooo!!

Mega Jr. não gostou da cena e disse algo tipo “esses falam mas andam a pé, eu tenho minha casa, meu carro e alimento meus filhos com o Dzucuta...”
Duas não respondeu prontalmente, mas deve ter ligado p’ra Djo naquela noite tipo “ouve-lá, abre-lá o estúdio, mano, qero descascar aquele gajo”, porque no dia seguinte estava nas ruas de Maputo o rap-surra do ano: Cú Gordo, em que Caras (usando a instrumental de My fo fo de Fat Joe) simplesmente wapa Mega Jota em linhas como: “Eu nunca ouvi mas teu álbum é um lixo/ se julgarmos pelo preço que entregaste a VIDISCO/ foram 5 paus, vi o contrato com Emídio...” e no refrão “Mega? quem é esse Mega? é o maior boiola que eu já vi....”
Eu duvidava que faixa fosse passar na rádio devido a quantidade de palavrões que continha (vocês conhecem Duas).

quinta-feira, 14 de junho de 2018

A Bang Entretenimento faz o lançamento do seu Projeto Âncora no South Beach

O evento contou com a presença do Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, Vice Presidente da CTA, Álvaro Massinga entre outras figuras.

No acto da apresentação o CEO da Bang Entretenimento atribuiu certificados de reconhecimento, as empresas que apoiaram a cultura nos último 10 anos, em particular MCEL, BCI e VODACOM.

Algo curioso! Mesmo depois da polémica da camisete que no dia que foram apresentar o "Projecto Âncora" ao Primeiro Ministro terem oferecido uma camisete do projecto que vinha escrito de forma errada, o cantor da Bang Entretenimento apareceu vestido de uma camisete com o mesmo erro (Progecto Âncora). Será isso uma forma de marketing?

ENQUANTO UNS ESTÃO A LUTAR PARA IR CANTAR EM ANGOLA GABRIELA,   JÁ "DJICOU" PARA CABO VERDE E COM UMA FICHA TÉCNICA TIPO DE UM FILME.

Na senda da Internacionalização e intercâmbio cultural entre os povos PALOP, a Quebragalho PRO lança o tema "Prece di un Fidjo" Remix, Produção de Caló Pascoal, com o objectivo de criar a ligação cultural que se estende de Angola, na voz de Adrueia, passa por Mocambique, na voz de Gabriela e chega a Cabo Verde, na Voz de Carla Moreno.

A música passou pelo Haiti, e foi tocada pela Banda TABOU COMBO (Ralph Conde, Reynald Valme, Jonas Imbert, Alex 69Bass), residentes em Nova York, resultando num sabor misto, que podemos apelidar de "FRANCOLUSOFONO".

É com este tipo de acções que a Quebragalho PRO vem contribuindo, para a materialização da ligação entre os  povos PALOP, que já é uma realidade em alguns países.

Pretendemos, desta forma, apresentar a nossa firmeza nos projectos que nos propomos a concretizar.

Os nossos agradecimentos especiais a todos os Media - Rádio/TV/Jornais/Blogueiros/DJs e aos nossos seguidores.

Brevemente apresentaremos mais novidades.

Ficha técnica:

Título: " PRECE DI UN FIDJO" (Kizomba) – ADRUEYA FEAT. GABRIELA

(Paulino Vieira) / Published by QUEBRA GALHO 2018

QG PRO 2018 / QUEBRA GALHO 2018

Produced by Caló Pascoal for Quebra Galho Music

A\C : PAULINO VIEIRA / Lead Vocal : ADRUEYA FT. GABRIELA

Produced, programming drums, arrangements, keyboards by Caló Pascoal

Drums Live by JONAS IMBERT (Tabou Combo)/
Congas by REYNALD VALME (Tabou Combo)/
Bass guitar by ALEX (69BASS) MATHIEU (Tabou Combo)/
All guitars by Thierry RALPH CONDE (Tabou Combo)/ Backgrounds vocals by Carla Moreno/
Trumpet : Cristian Martinez / Trombon : Philippe Henry / Saxophone : Nicolas Gueret, Horns recorded by Nicolas Gueret At NG Studio, Paris, FR / Recorded by CALÓ PASCOAL At Quebra Galho Pro studio Luanda, ANG / G Short Studio at Maputo, MO CCCZ, JIM Studio, New York, USA / Mixed by Thierry DOUMERGUE, Paris, FRANCE

Masterized by THIERRY DOUMERGUE

Link para download 👇👇👇

Andrueya ft Gabriela- PRICE DI UN FIDJO (REMIX 2018)[DOWNLOAD] >> http://www.messano-news.ml/2018/06/andrueya-ft-gabriela-price-di-un-fidjo.html

O jornalista desportivo moçambicano, Sérgio Marcos, vai representar a CPLP no Mundial 2018

O jornalista desportivo moçambicano, Sérgio Marcos, actual Director de Desporto da Televisão de Moçambique (TV///), que no ano passado foi nomeado como membro da Comissão de Imprensa da Confederação Africana de Futebol (CAF), volta mais uma vez a representar a Pérola do Índico e a Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) no mundial que terá lugar na Rússia.

« Foi com satisfação e muito orgulho que recebi está notícia porque a nível pessoal significa promoção na carreira. significa que também o país deve estar representado nestes fóruns tanto a nível competitivo e agora a nível da imprensa... Acredito que agora com um membro da imprensa no Mundial, é um ganho porque facilita também a própria comunicação directa entre os vários órgãos do Mundial », disse.

 

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Pela primeira vez em Moçambique realiza-se a prova de Motos de Água vulgo Jetski

1° Trofeu LAKEVIEW JETSKI 2018 em conjunto com a AQUAJET MOÇAMBIQUE  é uma prova de motos de água que se realiza pela primeira vez em moçambique cumprindo regulamentos impostos pela federação internacional ijsba. Onde se farão 3 provas: runabout, Slalom e jetski drag racing nas diferentes classes.

As inscrições ja se encontram abertas. Os pilotos interessados em participar devem entrar em contacto cell: +258 847251528/ +258 842305652 ou pelo email: lakeviewjetskicup@gmail.com

Para reservas no resort por favor contacte 823933530/ 843933532

Teremos também o after party oficial do evento.
Informações: 847251528

MELANCIA DE MOZ VAI ACTUAR NO BRASIL

A dona do sucesso VUKU VUKU Melancia de Moz vai actuar pela primeira vez fora do continente africano, concretamente em Brasil.

Anúnciou no domingo no programa Moçambique em Concerto da TV Sucesso a sua ida ao Brasil em Novembro.

terça-feira, 12 de junho de 2018

A FUNDAÇÃO SIDAT celebra o dia da Criança Africana em RESSANO GARCIA.

DIA DA CRIANÇA AFRICANA

A FUNDAÇÃO SIDAT celebra o dia da Criança Africana em RESSANO GARCIA.

O evento que terá lugar no próximo sábado vai contar com cerca de 1500 crianças daquele distrito fronteiriço.

Para celebrar a data estão previstas no local várias atividades recreativas e desportivas para as crianças,para além de um almoço.

Lembrar que O Dia da Criança Africana comemora um marco: em 1976, em Soweto, África do Sul, milhares de crianças em idade escolar saíram às ruas para protestar contra a qualidade inferior de sua educação e exigir o seu direito de aprender em sua própria língua. Nas duas semanas de protestos, milhares de meninos e meninas ficaram feridos e mais de cem foram mortos.

E  Para honrar a memória dos mortos e a coragem de todos aqueles que marcharam, o Dia da Criança Africana passou a ser comemorado em 16 de junho de cada ano desde 1991.

APRESENTADORA NAIR BASTOS VAI REPRESENTAR MOÇAMBIQUE NA ITÁLIA

A conferência vai decorrer esta semana na Itália e Moçambique, está representada pela apresentadora Nair Bastos que está numa digressão de férias pela Europa, o convite surgiu através da Ex Primeira Ministra italiana Cecile Kyenge que até então foi a única mulher negra a ocupar aquela posição.
O evento denominado EuroParlamentar Europa África decorre já há alguns anos naquele país.
A apresentadora moçambicana, Nair Bastos, usou a sua conta de ‘Instagram” para anunciar esta grande novidade.

"Mundo! Acordo hoje tão grata a VIDA! Semana passada fui convidada a fazer parte de um evento, na verdade uma grande conferência EuroParlamentar que vai mudar a vida de muitos jovens africanos! É uma cooperação Europa África que versa sobre os Acordos de Abidjan na alínea inerente: o digital como instrumento de crescimento económico e
desenvolvimento social. Sinto me tão honrada em representar o meu país numa cooperação tão importante que envolve o desenvolvimento social e económico de África. Sinto-me orgulhosa em poder contribuir para o nosso crescimento e Graças a Deus recebi um Feedback fantástico por parte de muitos jovens africanos com projectos! ATENÇÃO AOS
INTERESSADOS: para haver financiamento o projecto deve estar directamente relacionado com a digitalização (não importa a área de actuação do
projecto: saúde, agricultura, comunicação, estética ebbeleza, etc.. ; desde que seja um projecto directamente ligado às tecnologias, ao âmbito digital). É preciso estar cadastrado e ao longo desta semana darei mais informações sobre este mesmo
assunto! Isto não é nenhum concurso é um financiamento (cerca de 44biliões de € para África) e os projectos devem estar muito bem elaborados e
serem exequíveis!"

NB: A Nair não tem nenhum poder de decisão deste assunto, apenas estou a representar e a passar a informação a todos os jovens africanos para que possam ter a informação e exigir a sua participação neste processo muito importante. escreveu Nair Bastos

BY: DONALDO AL