Quinze estudantes da Willow International School, em representação de Moçambique, conquistou duas medalhas de ouro, uma prata e quatro de bronze nas Olimpíadas de Genius, em Oswego, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, que decorreram recentemente naquele país de 11 a 16 de Junho do ano corrente.
Nesta edição, que contou com a participação de 70 países, os moçambicanos Sunny Gaddam e Germano Maússe, vencedores de duas medalhas de ouro, convenceram o corpo de jurado com a apresentação de um projecto de filtração de água a partir de esferovite.
“Com este projecto resolvemos dois problemas: reduzimos as quantidades de esferovite na terra e, por conseguinte, o risco de contracção de doenças, como o cancro, e ainda usamos esta mesma substância para purificar a água”, explicou Sunny Gaddam.
Muhammad Iqbal Issufo e Ilke Cabral amealharam medalhas de ouro e prata, respectivamente, com a apresentação de projectos de arte contra a poluição que, através de imagens, levam as pessoas a reflectirem sobre os impactos ambientais negativos de algumas acções humanas.
Os estudantes que frequentam o nível médio nas duas escolas da Willow International School, das cidades de Maputo e Matola, dizem ter conseguido convencer o corpo do jurado com os seus projectos, visto que podem contribuir para o desenvolvimento do país e de outras nações em desenvolvimento, cuja população não tem acesso a muitos recursos.
A Olimpíada Genius é uma competição internacional de projectos de escolas secundárias sobre questões ambientais organizada na Universidade de Nova Iorque, em Oswego. Está dividida em cinco categorias: ciências, artes visuais e performáticas, negócios, escrita e robótica.
Além da troca de experiências e de conhecimento entre estudantes de cerca de 70 países, a competição também premeia os melhores trabalhos com troféus, bolsas de estudo e vagas para estudar na Universidade do Estado de Nova Iorque.
Sem comentários:
Enviar um comentário