Shanaya Savete é o nome da menina que venceu a edição deste ano do concurso literário infantil da Xiluva Artes.
Quando crescer, Shanaya Mayra Savete quer ser poetisa. Entretanto, enquanto a idade a permite sonhar e perspectivar um futuro sempre a cores, a menina de 9 anos de idade já deu os primeiros passos no universo das artes, e de que maneira, afinal, hoje foi anunciada vencedora do “Concurso infantil de literatura flores que nunca murcham – 2020”, organizado pela Xiluva Artes. Por isso, a menina que já está a estudar muito para alcançar as suas pretensões, confessa: “sinto-me muito feliz por vencer este concurso, quatro anos depois de eu ter começado a escrever poemas”.
Shanaya Mayra Savete frequenta a 4ª classe na Escola Primária Completa Unidade 6, e vive no bairro Luís Cabral, na cidade de Maputo. A pequena poetisa venceu o concurso com o texto “Fiquemos em casa”. O segundo lugar foi atribuído ao texto “O meu ponto visual”, da autoria de Nilce Queen Magaia, que frequenta a 7ª classe na Escola Primária de Chonguene, Gaza, onde reside no Bairro 1. Por fim, o terceiro classificado foi Shisley Macaringue, que frequenta a 4ª classe na Escola Primária Completa Centro Educacional em Marracuene, onde reside no Bairro Memo. O menino de 9 anos de idade foi classificado com o texto “Fico em casa”.
De acordo com os membros de júri, Nelson Lineu, Hirondina Joshua e Celso Cossa, “os textos vencedores destacam-se pela sensibilidade poética, linguagem usada, lirismo, imagens sugeridas, humanismo e distanciamento de lugares comuns”.
Nesta edição do “Concurso infantil de literatura flores que nunca murcham – 2020”, foram submetidas 28 candidaturas. O concurso decorreu entre os dias 15 de Abril e 15 de Maio, sendo que esteve aberto a crianças com 8 a 13 anos de idade.
O tema desta edição do concurso literário foi “Fico em casa”. (Via O País)
Orgulho Moz ©️ 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário