Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Januário, o engenheiro à distância: um filme de Milton Tinga e Rupia Júnior



Milton Tinga e Rupia Júnior dirigiram um filme de ficção nos últimos dois meses. A produção procura levantar um debate sobre a eficácia/ ineficácia do sistema nacional de educação.

A curta-metragem de ficção, mais inclinada para drama social, tem quatro minutos e trinta segundos de duração. O título é mesmo esse, Januário, o engenheiro à distância, e tem direcção de Milton Tinga e Rupia Júnior.

Basicamente, Januário, o engenheiro à distância é um filme que retrata a problemática da eficácia do sistema de educação moçambicano, face à pandemia da COVID-19, e gira à volta dos constrangimentos académicos enfrentados por um estudante pobre. A intenção dos artistas, com a curta-metragem, é, sobretudo, questionar o vigor do sistema de educação em situações adversas como esta de crise sanitária.

A curta-metragem precisou de dois meses para ficar pronta: um para rodagem (em Maputo) e outro para pós-produção. Em termos de orçamento, o filme custou 20 dólares, graças a parceiros como MCFLAb, Bilvera, Firebox Creative, Divu Marketing e Banca de Crédito, que ajudaram a equipa em várias questões logísticas.

Rúpia Júnior e Milton Tinga também foram, respectivamente, roteirista e produtor do filme que teve efeitos visuais da Firebox Creative. A equipa técnica incluiu ainda Fernando Tinga, como assistente de produção, e os actores Tosé João (Januário), Letícia Fernanda (docente), Nélio Alzirra (vendedor da banca) e Rui Munguambe (chefe da empreiteira). A luz e a fotografia foram confiadas a 2 Filmes.

A estreia de Januário, o engenheiro à distância, em negociação numa das televisões nacionais, pode acontecer nesta ou na próxima semana.
 

Os directores do filme

Milton Rodrigues Tinga nasceu em Maputo, há 24 anos. É director, produtor, designer e empreendedor. A sua carreira profissional começou oficialmente em 2015, quando foi empregado numa agência de publicidade. Tem investido em filmes curtos, inclusive com formatos para redes sociais, com enfoque no humor.

Rupia Iacub Júnior também nasceu em Maputo há 24 anos. É comediante, roteirista e produtor de conteúdos. Desde os sete anos de idade que começou a criar suas próprias histórias, incentivado pela mãe, que, sendo babá, “os seus patrões ofereciam-na livros infantis, então ela trazia para mim e assim surgiu a minha paixão pela escrita”. Actualmente, trabalha como caixa numa empresa de fast food. (Via O País)

Orgulho Moz ©️ 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário