Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Amanhã… Mais uma Festa da Música do Franco-Moçambicano



Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro Cultural Franco-Moçambicano realiza a Festa da Música, evento marcado para este sábado, entre 15h20 e 21h, nas suas plataformas online: Facebook e YouTube.

Ao contrário do que tem acontecido até aqui, o evento, desta vez, não contará com presença do público, devido à COVID-19. Ainda assim, a música vai chegar às pessoas e às famílias, pois, com ou sem crise, segundo o Director do Centro Cultural Franco-Moçambicano, mantém-se o compromisso da instituição em apoiar as artes nacionais: “Este ano, a edição da Festa da Música será um pouco particular, porque não será possível realizar espectáculos com a presença das pessoas no Franco, como vinha acontecendo. Assim, decidimos optar numa edição online. Esta é uma maneira de continuarmos a apoiar os artistas moçambicanos e a cena cultural de Moçambique, porque, com esta crise da COVID-19, os artistas têm poucas possibilidades de fazer a sua arte. Do lado do Centro Cultural Franco-Moçambicano, esta é uma maneira de continuar a dar uma oportunidade aos artistas moçambicanos”, afirmou Vincent Frontczyk.

Entre as actuações da oitava edição da Festa da Música irá ouvir-se uma peça vocal criada por Lenna Bahule. A acompanhar a artista, estarão outras duas cantoras, nomeadamente, Beauty Sitoe e Tégui. Na verdade, a experiência que será levada ao evento do Franco é algo em construção. Por isso, longe de estar acabado. Argumenta Lenna Bahule: “Achei interessente criar uma peça vocal, algo que vinha pensando há algum tempo e cujo tema  faz parte do meu campo de pesquisa. A peça será apresentada em forma de esboço, longe do que será a composição final”.

Para a demonstração de 25 minutos, intitulada “En-cantos de ori-gene”, Lenna Bahule convidou Beauty Sitoe e Tégui porque, na sua percepção, ambas são cantoras que estão a propor ideias interessantes em termos estéticos e performativos. “Elas estão a propor-nos novas coisas”.

Além da peça vocal, na Festa da Música que vai começar às 15h20 (termina às 21h), com Melita Matsinhe, não vai faltar Chico António, Jazz Network (com Walter Mabas, Hélder Gonzaga, Tony Paco e Muzila), Iron br11 e Os Elementos, Sick Brain, Granmah e o projecto Dumbanengue Boyz (com Fresh Nunas e Ricardo Pinto Jorge). Ao todo, serão oito concertos consecutivos com 30 minutos de duração, em média.  

A Festa da Música, lembra o CCFM, é uma grande festa popular que existe em França há aproximadamente 40 anos. “A sua realização na cidade de Maputo instalou-se desde 2013 como um evento anual, adaptado ao contexto local e proporcionando ao público moçambicano um evento de carácter popular, de acesso gratuito, com uma grande variedade de estilos musicais”.

A presente edição acontece graças ao apoio da Total Moçambique, Tv Cabo, STV, Água da Namaacha e demais parceiros.

Em O País 

Orgulho Moz ©️ 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário