Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de junho de 2020

CARTA ABERTA PARA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE




Excelência Magistrado da Nação

Esperamos que esteja bem de saúde, porque psicologicamente não deve estar bem.

Senhor Presidente, permita-nos saudar o vosso esforço, que tem levado a cabo para a província voltar a normalidade, tanto aos ataques dos insurgentes, quanto à doença Covid-19.
Temos vindo a constatar que, desde a independência, o país era governado por presidentes sulinos e nunca aconteceu o que agora está acontecendo. Pela primeira vez a termos um presidente nortenho e já estão a  mostrar que o país não é Uno e indivisível, verifica-se muito tribalismo e regionalismo.

MALDIÇÃO DA PROVÍNCIA DE CABO DELGADO

1º Estamos ciente que há um grupo dentro do partido FRELIMO que está a sabotar os mandatos da sua excelência Nyusi para atribuírem incompetência a pessoas do Norte.
Tudo está a ser feito para manchar a governação do presidente Nyusi, estamos ciente disso, mas não sabem que nós já sabemos que são eles.

2º Senhor presidente, desde a rescisão do contrato com empresa ANADARKO de 50 anos na exploração do gás em Palma, parece ter lançado o primeiro tiro dessa guerra, podem acreditar nisso. Eles não sabem que nós sabemos o motivo da guerra.

3º O desenvolvimento de Cabo Delgado seria incómodo para capital do país, visto que, houve projecção para construção de muitas fábricas, muito emprego na província, daí que, tudo está a ser feito para continuarmos com a mesma desgraça, mas nós já aceitamos essa pobreza, porque nascemos pobres na terra rica, infelizmente. Eles não sabem que nós sabemos disso.

4º Excelência, dentro das FDS há muita traição porque muitos deles são chefes das FDS e INSURGENTES ao mesmo tempo e arrisco-nos a dizer que, há um desvio na logística, desde o fardamento, armas e alimentação a favor dos insurgentes, porque não se justifica, pessoas que vivem no mato têm todo o material que as FDS dispõem. Eles pensam que não sabemos disso!

5º Não se justifica, as fronteiras estão encerradas em muitos países, como é que os insurgentes estão adquirindo armas pesadas, até mais que as dos nossos militares? Nunca vimos uma FRELIMO cheia de traidores assim, desde que Moçambique ficou independente.

6º Senhor Presidente, aqui em Cabo Delgado quem vai prevenir a Covid-19, se a população é essa que está a morrer em massa dia-a dia? Os órfãos que ficamos como vamos "lavar as mãos com água e sabão" e "ficar em casa".
Que casa vamos ficar senhor presidente se estamos a dormir nos matos? Onde vamos encontrar o sabão referido nos matos? É para usarmos a cinza dos cadáveres? 
Estamos cansados deste teatro.

7º Todos os dias é Cabo Delgado que dispara o número dos infectados da Covid-19, mas é no sul (Maputo) onde teve primeiros casos. O que querem mesmo com a província de CD? Se o problema é gás, rubi ou grafite carreguem as fossas sépticas, os estaleiros para onde merecem estar estes recursos, deixem a população viver com sua pobreza, não existe uma coisa bonita que "SORRIR e CONVIVER NA PAZ", independentemente das condições financeiras.
Mesmo quando se trata de emprego na nossa própria terra, somos recrutados como Serventes. É normal numa empresa, o mesmo cargo/mesma função, um do norte receber 7 mil e um do sul receber 20 mil, mas tudo isso porque a prioridade deles é regionalismo/exploração e não valorização da mão-de-obra.

8º Ficamos a saber que, até próprios conterrâneos do presidente da República, não importa citar os nomes, estão dentro desta guerra, quer dizer, estão contra o desenvolvimento da própria sua província. É triste isso senhor presidente. Nós estamos a ver o vosso esforço que faz para livrar a população do sofrimento, mas são eles que sabotam o vosso mandato, na esperança de Renunciar o cargo da presidência, deixando assim sua província destruída. Eles pensam que não sabemos.

9º Hoje, os insurgentes em nome deles, estão a destruir todas as escolas da província, estão a vandalizar infraestruturas públicas. Dizia Lázaro Nkavandame "Se amanhecer vão nos esquecer, vamos dividir o país antes de mais nada" referia-se desses problemas, ele sabia que tem muitos traidores internos, que por sinal, o consideravam (Nkavandame) como traidor, enquanto são eles.
Morrem pessoas inocentes, que nem salário mínimo do país ganham, muitas casas privadas destruídas e queimadas, e não sabem que nós sabemos que não são insurgentes, mas sim são eles.

10º A luta deles é via Meluco-Macomia-Muidumbe-Palma e Mocimboa da Praia seja intransitável para explorarem o gás clandestinamente, façam a vossa exploração a vontade, empreguem vossos filhos, sobrinhos, cunhados, genros, primos. Mas não precisa de tanto teatro, nem drama, nós já sabemos, deixem o povo de Cabo Delgado em paz, pelo menos o povo é inocente nesse vosso jogo de interesse.

Façam chegar ao Presidente, pra quem tem acesso.

Autores: Jovens de Cabo Delgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário