Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Carta Para Professor Lay: "Falta de Identidade nas suas músicas actuais"


De Muruna Jr. passámos a citar:

"Querido Professor Lay, em primeiro lugar quero te saudar e parabenizar-te pelo grande esforço que fazes no seu dia à dia desde o início da sua carreira até chegar onde tu chegaste hoje. 
E se na verdade ser vencedor é resistir na luta como dizem, então tu és o vencedor desse jogo de música macua porque conheço muitos da sua geração que desistiram.
E também em nome do povo macua, quero te dar forças em tudo que pretendes fazer, sobre tudo no lançamento da sua segunda EP.

Mas por outro lado, quero que tu saibas que o seu povo nunca te abandonou e ainda pelo contrário tu é que pretendes fugir da regra do nosso jogo, então não nos interprete mal.

#Ora_vejamos:

Tiveste um momento em que tuas músicas se baseavam em acontecimentos dessa sociedade e tinhas aquele rítmo típico nosso ( o ritmo que identificava música macua) como por exemplo:
SERVIÇO DE GUARDA; 
AQUATO ANLAVULA ECUNHA &
VALA ONTELA VELHA.
Foi o mesmo momento também que nos apresentaste um carro dizendo que são frutos de música.
E se a memória não me falha, uma vez estivemos juntos num show em que organizava o Black Chic Eventos e eu estava na organização onde os artistas eram malta: Tu, Miss Fania, Afito perigoso e Puto Edo, onde também tu foste o artista mais pago e artista mais aplaudido do palco.
E também foi no mesmo dia que tu disseste que se por acaso um dos promotores organizar um enevento com as entradas no minimo 150mt não irás aparecer. Até que te achei maturo com aquilo mas afinal era ao contrário?
É claro que hoje tu estás num nível em que todo artista quer chegar, mas se prestares atenção virás o mesmo que estou a ver, hoje tu estas nesse bom nível mas perdeste audiência do seu povo macua, Já ninguém te convida para actuar nos casamento do seu povo, já ninguém te chama actuar nas cerimónias tradicionais dos ritos de iniciação das mulheres como naqueles tempos, já o seu povo não se preocupa em ter suas músicas no telefone como naquele tempo, 
ja o povo não vai no estúdio pedir gravar seus vídeo clips nos discos para assistir em casa com os filhos... Sabes porque? Não!
Deixaste se levar com cultura de fora, já não queres cantar com aquela nossa língua local e com aquele tipo de música que nos identifica.
Se uma vez desejamos o melhor para si, não significou que era para nos abandonar, não era para tu deixares de cantar em macua, não era para tu deixares daquele nosso rítmo, mas sim melhorar a qualidade da sua produção.

By: Muruna Jr.
Abraços à todos✊👊"

3 comentários: