Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Carta Aberta Para kota MC Roger: Falta de Criatividade Nas Músicas e Vídeos




 De José Carlos Xpião passamos a citar

"FALTA DE CRIATIVIDADE NAS MÚSICAS E VÍDEOS...

Ilustre, antes de entrelinhar sobre o assunto supramencionado, queira por favor receber as minhas calorosas saudações que envio com elevada estima, alegria e satisfação. Faço chegar a minha observação via redes sociais e de forma aberta porque já tentei comunica-lo em privado do Instagram e WhatsApp, sem sucesso!

Pensei, investiguei e repensei bastante para decidir sobre o conteúdo destas entrelinhas, e finalmente hoje tomei a coragem após "fumar" muita água para estar calmo, afinal não é tão simples escrever para "Patrão" de Moçambique, o moçambicano mais patriota do mundo.

Tenho acompanhado a sua carreira há anos, e sei muito bem que é um artista de sucesso, merece respeito e atenção pelo trabalho que executa em prol da cultura e turismo nacional, sem dúvidas que o país precisa de muitos "MC's" nesta área, mas como Cantor e Compositor ainda há muito que trabalhar.

Ilustre, depois de escutar muitas músicas suas, cheguei a conclusão que *nunca* apresenta novidades em termos de conteúdos, é estático no que concerne a composição e outros aspectos técnicos para a produção de um trabalho musical.

Nunca faltam temas relacionados à:

1. Mulher moçambicana;
2. Praias;
3. Verão;
4. Beleza;
5. Carros.

Meu kota, isso até não é problema, falha a partir do momento em que canta da mesma forma, algumas vezes as rimas são ouvidas em duas ou mais músicas, isto é falta de criatividade e deixa o auditório cansado! Verifique este ponto.

Os vídeos também estão na mesma situação (repetição de cenários e bens) ainda que se fale de verão, não precisa apresentar sempre "champanhe", praias, piscinas e carros de luxo, aliás, certas coisas que contrastam com a realidade moçambicana.

Se a intenção é incentivar as pessoas a "curtir" o verão, há necessidade de repensar nos cenários porque muita gente pode pensar que só com esse aparato é que é possível ter boa vida no tempo de calor. Ao invés de camarão, lulas, lagostas e polvos também pode se txunar uma boa magumba, xima e salada, por exemplo.

Há malta jovem que pode rabiscar letras boas, Nelson Tivane, Kadu, Mito, entre utros são exemplos de compositores atentos e talentosos.

A terminar, não vou deixar de felicita-lo pela preocupação de querer elevar a nossa pátria, gosto da atitude, apenas precisa juntar com arte para ser artetude, penso que assim poderá ir mais longe, obrigado pela atenção.

Abraços!

José Carlos Maria Xpião

Maputo, Novembro de 2018"

1 comentário: