Pesquisar neste blogue

sábado, 14 de julho de 2018

PAULINA CHIZIANE NO RIO DE JANEIRO

A aclamada escritora moçambicana Paulina Chiziane está numa viagem pela América Latina onde a sua primeira paragem dada pela escritora é Brasil, concretamente no Rio de Janeiro.


A conceituada escritora, estreiou-se no dia 12/03 na UERJ e terça-feira dia 13/03 na Faculdade de Letras da UFRJ para o lançamento de seu mais recente livro de poemas, O canto dos Escravos. Imperdível!


Chiziane, sendo uma das mais influentes autoras negras da língua portuguesa hoje. Com um vasto histórico na defesa de causas, como a justiça e igualdade nas relações humanas, em 2017 a escritora moçambicana foi condecorada com o diploma de Ordem do Cruzeiro do Sul por parte do governo brasileiro e neste ano, desde a estreia do lançamento de seu mais recente livro de poemas, vem arancando elogios de vários brasileiros apreciadores de obras literárias.


Quem é Paulina Chiziane?

Paulina Chiziane cresceu nos subúrbios da cidade de Maputo, anteriormente chamada Lourenço Marques. Nasceu numa família protestante onde se falavam as línguas Chope e Ronga. Aprendeu a língua portuguesa na escola de uma missão católica. Começou os estudos de Linguística na Universidade Eduardo Mondlane sem, porém, ter concluído o curso.

Participou activamente na cena política de Moçambique como membro da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), na qual militou durante a juventude. A escritora declarou, numa entrevista, ter aprendido a arte da militância na FRELIMO. Deixou, todavia, de se envolver na política para se dedicar à escrita e publicação das suas obras.

Iniciou a sua actividade literária em 1984, com contos publicados na imprensa moçambicana. Com o seu primeiro livro, Balada de Amor ao Vento, editado em 1990, tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance.

Sem comentários:

Enviar um comentário